segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

TRAVESSIA DA SERRA DA PICADA [MARINS-ITAGUARÉ]


Travessia da Serra da Picada    [Marins-Itaguaré]

     Em julho de 2012, resolvi fazer a travessia da Serra da Picada, mais conhecida por Travessia Marins-Itaguaré.     Já a conhecia de uns dez anos atrás, os trechos e transposições continuam fortes, some-se a isso o fato de eu fazê-la em solo, de começo o tempo fechado!, contrariando toda a previsão da Agência Nacional do Tempo/CPTEC-INPE.


    
A rodovia Piquete-SP à Delfim Moreira-MG nos oferece duas opções de acesso ao Campo Base, seja pelo Bairro dos Marins, imagem à direita, ou pela Fazenda Saiqui, imagem a esquerda.     Informe-se em Piquete-SP





Esse é o campo base, você encontrará boas informações para iniciar sua aventura, e/ou a prestação de serviços para galgar os cimos dos Marins ou a Travessia Marins-Itaguaré.     No mês e ano da minha travessia encontrei o Guia Milton, sempre disposto, animado e preparado para te guiar.      Ai você vai encontrar água e a preços módicos, deixar seu carro no estacionamento, se  tiver dúvidas do percurso, não deixe de bater um bom papo com o guia.     Os serviços prestados estão no banner ao lado.    Então BoraBora!!!



         

    A subida é feroz, é na perna, no braço e nos dentes.....




Saindo do campo base, passando pela porteira, rumo ao Morro do Careca, começa essa trilha bem demarcada pelos intensos pisoteamentos, não há erro, é só seguir em frente e pra cima, é puxado!!
Dose bem suas energias, de todo o percurso considero essa subida a mais desgastante fisicamente, porém, quase nada psicologicamente.




Nesse ponto, deve ter passado uma hora de caminhada, a esquerda você vai até uma fonte de água pura, em frente você acessa o Morro do Careca.









Esse portal é simbólico, aos poucos, observamos pinturas amarelas no chão nos orientando sentido Marins.     E o tempo!! Ainda me preocupava.











Observe bem essa imagem, parei para contemplar o Sol se pondo, vire sua cabeça para a direita, e aí!!! Muito simbólico né!!     Nesse momento 17:30horas tinha que chegar no ponto de camping, eu sabia que estaria escuro, então preparei a head lamp e mais pernada pra cima, por cinco minutos errei o caminho, mas logo o encontrei, só por Deus!!

Enfim, uma área de camping, me preparei para o frio e fiz uma deliciosa refeição, à noite, o capim de elefante cantava com o vento, não tive ânimo pra levantar e registrar o fenômeno, deu 1 grau negativo. 
Imagine só........ eu aquecido, e lá fora aquele gelo, nem pensar, e sabe que nem da cachaça quis saber, simplesmente dormi...zzzzzzzzzzzz.






E o tempo abriu, felicidade total, BoraBora!!!











Que belo visual, Os Marins, imponente...
Me aguarde!!!!!!!!!!!!!!!!
Aviso:  na trilha e seguindo à direita dessa imagem você vai encontrar água, muita atenção, quando chegar à área mais úmida, em algum ponto vai brotar uma min dágua, lá encima não tem água, portanto, decida-se, porém.....





Essa é a mina, informam que essa água não é potável, eu usei hidrosteril, bebi e estou melhor do que quando comecei a trilha.
Quer um conselho!!!!!!!!!!!!!!!!
Leve um purificador de água.







A cor da água é devido a alta concentração de sais de ferro, que não faz mal, porém, o que preocupa os montanhistas são os coliformes fecais, portanto, novamente recomendo, use um purificador de água.
Uma preocupação a menos, adelante!!!!










Na base dos Marins.


No topo dos Marins










 Uma linda visão, no ponto mais alto dos Marins, ao fundo o Vale do Paraíba escondido.
Aí está o Marinzinho, se a travessia for o objetivo, você terá que retornar e atravessá-lo, não se engane, suba-o, os marcos de trilha ou totens vão aparecer com mais frequência, daqui pra lá é paulera, aconselho quatro litros de água por pessoa, para garantir, eu comecei a caminhar as 12 horas, e às 17 horas estava bem embaixo da Pedra Redonda, que poderia ser chamada de Partida.
 Visualize bem essa imagem, você deverá atravessá-la, é um verdadeiro pântano, mire o paredão à direita e continue, está bem marcada, mas muita atenção, e se prepare, quando chegar no paredão é o que eu chamo de Punk, um trecho curto, rápido mas exaustivo.
 Nesse ponto dá pra visualizar o Pico do Itaguaré ao fundo, e o meu objetivo, a Pedra Redonda.
Coragem, chegou até aqui.........................
Uma das belas passagens.












 Tem muito chão, e agora atenção, torcer o tornoze-lo é muito fácil, pise firme, sem presa, o que parece distante, segundo a lei de Murfh, realmente o é.
Olha a perseguida aí!!!
Tô cansado não fiz nenhuma refeição além do café fraco da manhâ, levo alguns segredos da indústria de alimentos, mas não é bom abusar!!!!

Se essas cordas nãi tivessem aqui, que ferrada heim.....










Cheguei as 17horas, armei a barraca, mas observe atrás dela, quantas rochas, eu digo, isso me salvou!! Do que? de não levantar vôo á noite, que vento colega, o teto envergava em direção a minha testa, um vento intermitente, intenso, que só parou às 6horas, foi um parto, que alívio, e o frio afff, que sacanagem, em pensar que mais 5 minutos de descida, tinha espaço para acomodar um pelotão!!!!





 Tá escurecendo, mais uma noite com Deus!!!!!!!
 Olha eu aí, depois de tanto vento e frio, amanheceu!!  Que céu abençoado.......
Isso só pode ser obra de Deus, agora chamado de Higgs, ou sei lá.......

Enfim, o Vale do Paraíba, erosão ou falha tectônica, por isso não me senti sobre Horst.










 Olha a lua aí!! sobre a pedra redonda.
O Sol, a escamas, o alo, as montanhas e eu confraternizando....
 Não poderia esquecer dos meus amigos mineiros, olha aí o Sul de Minas Gerais, e seu relevo mamelonar.
Hasta luego...
Muy amiga.
 Lhes apresento o Pico do Itararé, tem chão ainda, não pense não.........
Bonita travessia!!
 Ao fundo verificamos em amarelo, escrito Marins, para aqueles que optaram pela travessia Itaguaré-Marins, que eu não aconselho, mas..........
Informe-se amigo.
Enfim, o início da descida rumo ao Campo Base Itaguaré, agora a trilha é uma verdadeira estrada.
Umas duas horas depois....
Não se esqueça, se seguir a estrada a direita vai pra Cruzeiro-SP/Passa Quatro-MG, e à esquerda vai entre outras cidades para Marmelópolis, que eu aconselho, mas............
Informe-se amigo.
Enfim, valeu!!!
Obrigado a todos pela força, essa vai para meus pais, in memorian, Obrigado Mãe, Obrigado Pai, vocês sempre estarão comigo.
Depois de dois dias curtindo Marmelópolis, bem descansado e alimentado, segui para a Fazenda Saiqui, um tirico.........
Recomendo, não é fácil, arrume um grupo PARA FAZER A TRAVESSIA!!, é melhor.
 Vegetação de altitude.
Capim Elefante.
 Vegetação de Altitude.
Bambu Carafá, não desejo a ninguém!!
 Dá uma olhada nesse emaranhado de vegetação que não dá pra distinguir nada, só aqui mesmo!!
E agora uma floresta tropical.................

Como não podia faltaR a augustifolia Brasilienses, mais conhecida por Araucária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário