terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL


REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL

A regionalização é a divisão do espaço geográfico, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões. Cada região se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias. Qualquer espaço pode ser regionalizado, isto é re-divido, um país, uma outra região, um estado, até mesmo as cidades são divididas em regiões [bairros]. Pode ser região administrativa, natural etc. No plano global o mundo também é dividido em regiões, cada continente se constitui numa região.



 A DIT - divisão internacional [social] do trabalho tem origem há aproximadamente 5.500 anos, com o aldeamento; essa divisão social foi se aperfeiçoando até os dias atuais, quando ditam às mais diferentes regiões do mundo o que elas devem produzir e/ou consumir. 


Essa desigualdade combinada se reproduz por meios desiguais como a transferência de processos de trabalho mais banais para os países subdesenvolvidos e retendo para os desenvolvidos os processos de trabalho mais sofisticados, logo, o salário é menor nos países periféricos.


Antes da Segunda Guerra Mundial havia uma ordem mundial multipolar, representada pelo Reino Unido, França, Alemanha e Estados Unidos, Japão e Rússia. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e, especialmente, a Segunda Guerra Mundial foram momentos de desequilíbrio nessa ordem multipolar. As potências europeias e o Japão saíram arrasadas da disputa. Então EUA e União Soviética passaram a dividir o mundo entre si; o mundo ingressou, então, numa ordem bipolar, que durou até 1991.


Hoje a dúvida é: qual a nova ordem mundial? Seria monopolar, com os EUA ‘dominando’ o mundo, ou multipolar, destacando-se, principalmente, o Japão, EUA, Europa, China? A economia mundial indica a multipolaridade com o predomínio dos EUA e forte presença dos Bric, principalmente a China, que tem uma economia saudável.  Atualmente os EUA vêm passando por uma séria crise; porém o seu papel de país dominante (e representante máximo do capitalismo) é ressaltado pelo fato de que vários setores e países do mundo sofrem os efeitos dessa crise.






35 comentários:

  1. prof seu blog me ajudou muito, copiei dois textos que irei usar com meus alunos, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela e professora as vezes teve um intrevisto e nao teve assunto para passa e assim pesquisou sobre o assunto e achou interresante passar entao pfv..nao se meta

      Excluir
  2. Acho qui isso vai mim ajudar no resumo qui o professor mim pediu

    ResponderExcluir
  3. Acho qui isso vai mim ajudar no resumo qui o professor mim pediu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uaau erica to aki pra isso tbm minha professora pediu em resumo sobre esse tema regionalizaçao ai to dando uma olhadinha

      Excluir
    2. e o português q se foda né

      Excluir
    3. 4 anos e o maluco vem encher o saco com porra de portuguêskkkkkkkkkkkkkkkkkkvagabundo é foda

      Excluir
  4. Muito bom mesmo e nos ajuda a elaborar aulas melhores.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom mesmo e nos ajuda a elaborar aulas melhores.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. gostei muito mesmo estou fazendo meu trabalho aqui é bem resumido e bem facil de entender <3

    ResponderExcluir





































  8. 01
    hf







    -------------------------------------------------------

    ResponderExcluir
  9. uma bosta eu perguntei :qual a finalidade da regionalização do espaço mundial? e ai não respondeu nada

    ResponderExcluir
  10. uma bosta eu perguntei :qual a finalidade da regionalização do espaço mundial? e ai não respondeu nada

    ResponderExcluir
  11. uma bosta eu perguntei :qual a finalidade da regionalização do espaço mundial? e ai não respondeu nada

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado ficou ótimo seu blog me ajudou a fazer muitos resumos muito Obrigado ^^

    ResponderExcluir
  13. OI PESSOAL, ESTOU DE VOLTA, HAVIA PERDIDO ESSE CONTATO...
    PATRICK, VC QUER AS COISAS FÁCEIS NÉ, MAS VAI LÁ = REGIONALIZAR SERVE PARA CLASSIFICAR, ORGANIZAR, COMANDAR, DOMINAR, FAZER GUERRA, ETC E PRINCIPALMENTE ESTUDAR O ESPAÇO GEOGRÁFICO. OK

    ResponderExcluir
  14. Muito bom mesmo...me ajudou bastante ...obrg...

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pela ajuda vai me ajudar muito na hora da prova ❤

    ResponderExcluir